sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Porque Terceirizar o Departamento Pessoal?

O processamento mensal da folha de pagamentos é uma das mais complexas rotinas administrativas que todas as empresas realizam. Além disso, pode se tornar uma fonte de diversos problemas, principalmente devido à complexidade da legislação trabalhista.
A terceirização é uma estratégia que tem sido cada vez mais adotada em todo o mundo. A cada dia que passa, um número maior de empresas que se preocupa com o aumento da competitividade e da eficiência entrega a responsabilidade de serviços como folha de pagamento, administração de pessoal e gestão de benefícios às empresas especializadas em serviços de RH. Desta maneira elas obtêm mais tempo para se dedicar, única e exclusivamente, ao seu verdadeiro negócio, aumento de eficiência e significativa redução nos custos.
Processos a serem terceirizados
Rotinas Mensais:
- Elaboração e processamento da folha de pagamento mensal e adiantamentos.
- Admissões, documentação e benefícios legais.
- Administração de férias individuais ou coletivas.
- Emissão de documentos, guias, holerites e encargos sociais.
- Geração das diversas guias de recolhimento, DARF, GPS, GRFC, relatórios e arquivos eletrônicos operacionais e legais, tais como crédito de salários, pensão alimentícia, SEFIP e CAGED.
- Gerenciamento total das informações e histórico dos funcionários.
- Rescisões contratuais com acompanhamento nos sindicatos ou no Ministério do Trabalho para homologações
Rotinas Anuais:
- Elaboração e processamento da folha de pagamento para 13º salário.
- Preparação e entrega dos relatórios anuais, RAIS, DIRF e informes de rendimentos.
Cuidados a serem tomados na contratação dos serviços - No momento de contratar o prestador de serviços, o empresário deverá buscar referências e ficar atento para escolher alguém que realmente queira trabalhar em parceria e com ética profissional. Além deste aspecto moral, fundamental também será o aspecto legal. O terceirizado deverá atender às questões trabalhistas, tributárias e fiscais, para que o tomador de serviço não tenha problemas no futuro.
Todos os comprovantes de pagamentos das obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e relativas aos tributos de responsabilidade do terceirizado, devem ser exigidos e, periodicamente, apresentados à empresa contratante.
O contratante poderá exigir da contratada que, preste serviços com qualidade, eficiência, e que cumpra os prazos definidos em contrato. Poderá também acompanhar a execução dos trabalhos, mas qualquer cobrança ou exigência deverá ser feita diretamente ao responsável pela empresa contratada.
A empresa a ser contratada deverá ser especialista no tipo de serviço proposto, o que será comprovado perante a apresentação do responsável técnico e do objeto (atividade-fim) da pessoa jurídica, constante no contrato social da terceirizada. Dependendo do tipo de serviço a ser realizado, cujo valor seja significativo, é importante que a terceirizada demonstre ao tomador de serviço, a sua saúde financeira, ou seja, a sua auto-suficiência econômica.
Fundamental também será o contrato de prestação de serviços a ser celebrado entre as partes: terceirizado x tomador de serviços. A sua elaboração deverá ser minuciosa, constando todos os detalhes da execução do serviço, de forma a prevenir, ao máximo, problemas possíveis para o empresário contratante. Para que o empresário tomador de serviços tenha esta tranquilidade, é importante que procure uma boa assessoria jurídica, para auxiliá-lo no contrato.
Enfim, a terceirização pode ser uma ótima ferramenta para o empreendedor, desde que tomados os devidos cuidados e observado, se o resultado econômico será positivo, pois poderá até apresentar um custo mais alto que a contratação interna. Porém, poderá ter um aumento na produtividade ou uma melhora na imagem da empresa contratante.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Mudanca/Artigo/7306/motivos-para-se-terceirizar-a-folha-de-pagamento.html